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Conheça todos os nossos Serviços

ADI-R

ADI-R é a sigla para Autism Diagnostic Interview-Revised ou Entrevista Diagnóstica para o Autismo Revisada. Trata-se de uma entrevista diagnóstica semiestruturada concebida para ser aplicada no principal cuidador da criança com hipótese de transtorno global do desenvolvimento (TGD).

ADOS-2

A Escala de Observação para o Diagnóstico de Autismo 2 (ADOS-2) é uma avaliação padronizada e semiestruturada da comunicação, da interação social e jogo ou uso criativo de materiais para pessoas suspeitas de terem Perturbações do Espetro do Autismo.

AFLS

Avaliação de Habilidades Funcionais de Vivência. É um protocolo essencial para organização de programas de ensino individualizado, principalmente para adolescentes e adultos com TEA e outros transtornos do desenvolvimento, pois possibilita um minucioso rastreio de competências funcionais essenciais para a rotina em casa, na comunidade, na escola e até mesmo vocacional.

Amigo da Gagueira

Selo Fonoaudiólogo Amigo da Gagueira é uma certificação conferida aos profissionais fonoaudiólogos que concluíram o Curso de Formação da Oficina de Fluência e que passam a fazer parte da Equipe Oficina de Fluência, participando ativamente de reciclagens, grupos de estudo, discussões de casos e inovações no atendimento clínico. (http://oficinadefluencia.com.br/ profissionais/)

Apoio Pedagógico

O serviço do Apoio Pedagógico Especializado é destinado ao atendimento dos alunos que estão apresentando dificuldades circunstanciais no processo de aprendizagem. Esse serviço é formado por pedagogos e psicopedagogos.

Avaliação Audiológica

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Bayley III

As Escalas Bayley de desenvolvimento do bebê e da criança pequena, terceira edição - Bayley III – é um instrumento administrado individualmente, que avalia o funcionamento do desenvolvimento de bebês e crianças pequenas, de 1 a 42 meses de idade.

Coach

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COGMED

Cogmed é um treinamento online cujo objetivo é desenvolver a memória operacional de maneira sustentável. Esse programa inovador une três diferentes áreas: neurociência, desenvolvimento de games e psicologia. Os exercícios são específicos, com ordem, intensidade e variedade, e altamente estruturados para maximizar a eficácia do treinamento e manter os usuários envolvidos. (fonte: www.pearsonclinical.com.br/ blog/cogmed/

Denver

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DTTC

DTTC(Dynamical Temporal and Tactile Cueing) é uma intervenção baseada em evidência para o tratamento da Apraxia de Fala na Infância, na qual o fonoaudiólogo lança mão de pista tátil e visual bem como outros recursos, ajustando dinamicamente o tempo de execução para obter a correta produção de uma criança.

Eletroestimulação neuromuscular

Eletroestimulação neuromuscular (EENM) se apresenta com grande importância em vários segmentos na clínica da reabilitação podendo ser usada para o aumento efetivo na força muscular, para a redução da debilidade no desempenho neuromuscular minimizando o impacto de alterações oromiofuncionais.

Eletroestimulação Transcraniana por corrente contínua (ETCC)

A estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) é um tratamento de estimulação cerebral não invasivo e indolor que usa correntes elétricas diretas para estimular partes específicas do cérebro. Uma corrente constante de baixa intensidade é passada por dois eletrodos colocados sobre a cabeça, que modula a atividade neuronal.

FORBRAIN®

Os auscultadores FORBRAIN® alavancam vibrações de alta frequência para ajudar o utilizador a processar o som. Os filtros dinâmicos eletronicos patenteados, bloqueiam o som ambiente – isolando e amplificando a voz do utilizador, dando ao sistema nervoso um treino sensorial sólido. FORBRAIN® aumenta, igualmente, as vogais longas e outros sons críticos para a construção da linguagem. O som resultante é fornecido ao sistema nervoso e ao cérebro, através dos ossos e consequentemente por condução óssea e não através dos ouvidos ou condução aérea. (fonte: https://pt.forbrain.com/saber-mais/tecnologia-por-tras-da-forbrain)

Integração Sensorial

A integração sensorial é baseada na abordagem da Terapeuta Ocupacional Dra. Jean Ayres. É um processo neurológico e inconsciente que proporciona a organização das sensações (audição, visão, tato, gustação, olfato, movimentos, gravidade e posição) no Sistema Nervoso Central. Quando as informações recebidas estão bem organizadas e conectadas são utilizadas para melhorar o comportamento, a percepção e o aprendizado. Aplicando os princípios da IS, o terapeuta ocupacional, com certificação específica, fornece a intervenção direcionada de acordo com as necessidades de cada paciente.

JASPER

A abordagem JASPER (Joint Attention, Symbolic Play, Engagement & Regulation) foi desenvolvida no centro de Pesquisa e Tratamento do Autismo pela Dra. Connie Kasari. É uma abordagem de tratamento baseada na integração dos princípios de desenvolvimento e comportamento. O modelo usa estratégias naturalísticas para direcionar os fundamentos da comunicação social em termos de atenção conjunta, imitação e jogo. Os principais implementadores da intervenção incluem pais e professores, cujo objetivo final é promover a generalização entre ambientes e atividades e manter o progresso ao longo do tempo.

Laserterapia

A laserterapia é indicada para uma série de tratamentos, isoladamente ou como complemento de uma terapia. Por se tratar de um laser de menor intensidade, fornece ao organismo energia suficiente para promover mudanças bioquímicas no meio intracelular e promover a ativação de enzimas antioxidantes, permitindo que o organismo retome sua homeostase e seu bom funcionamento. Na Fonoaudiologia, o laser é um grande aliado em diversas áreas de atuação, sobretudo relacionadas à motricidade orofacial.

MultiGestosⓇ

MultiGestosⓇ é uma metodologia baseada em pistas multissensoriais, em especial o uso dos gestos, para treino das habilidades de fala, consciência fonológica, leitura, escrita e matemática.

PEDI-CAT

O PEDI-CAT (Pediatric Evaluation of Disability Inventory Computer Adaptive Test (PEDI-CAT) mede habilidades em quatro domínios: Atividades diárias, Mobilidade Social, Cognitivo, Responsabilidade. Utilizada para identificar atraso funcional al'me de permitir mensurar a eficácia de processos terapêuticos. Pode ser usado em várias ocasiões para a mesma criança (por exemplo, inicial, provisório, alta e acompanhamento) e não há tempo mínimo que deve passar entre as avaliações.

PIAFEX

Piafex é um programa de intervenção que reúne atividades elaboradas para estimular o engajamento e o desenvolvimento das funções executivas em crianças pré-escolares e no início do Ensino Fundamental.

PLUSHAND

Plushand preconiza a estimulação multimodal (fala, gestos, processamento de imagem, movimento articulatório, palavra) e as ações dos neurônios espelho. A fala e o gesto estão profundamente conectados aos sistemas de comunicação. O uso do gesto é uma ferramenta multissensorial, por ser visual, favorece o processamento visual e a compreensão, colaborando assim para o planejamento e programação dos movimentos motores, alcançando um papel significativo na cognição, raciocínio, tomada de decisão, resolução de problema e aprendizagem. O gesto atribui valor a comunicação. (fonte: @plushandapp)

PORTAGE

O Inventário PORTAGE Operacionalizado é composto de 580 comportamentos divididos em cinco áreas do desenvolvimento (socialização, cognição, linguagem, autocuidado e desenvolvimento motor) e orienta o aplicador para uma descrição de comportamentos de crianças de 0 a 6 anos de idade.

Processamento Visual

Processamento visual visa entender como o sistema visual é utilizado, proporcionando treinamentos para melhorar o desempenho visual e adaptar o sistema visual às necessidades do indivíduo.

PROMPT

PROMPT é uma abordagem multidimensional indicada para os transtornos motores de fala, que abrange não apenas os aspectos físico-sensoriais do controle motor, mas também os aspectos cognitivo-linguísticos e sócio-emocionais. Não é apenas uma técnica de tratamento para ensinar os sons da fala, a abordagem Prompt envolve muitos aspectos. A sigla PROMPT significa “Prompts for Reestructuring Oral Muscular Phonetic Targets” (Prompts/Pistas para a organização dos pontos fonéticos oro musculares). Crianças com Apraxia de Fala na Infância não sabem como planejar os movimentos dos articuladores (língua, lábios, mandíbula, etc) para falar, e essa abordagem, por meio de técnicas e estratégias específicas, a ajudam a “construir ” esse caminho. (fonte: https://apraxiabrasil.org/textos-sobre-afi/o-que-e-prompt/ e https://promptinstitute.com)

ReST

Este tratamento foi projetado para abordar diretamente os problemas subjacentes de planejamento e programação motor vivenciados por crianças com Apraxia da Fala na Infância, particularmente com o gerenciamento de estresse lexical e transição de som para som ou sílaba para sílaba.

SENA©

O Sistema de Estimulação NeuroAuditiva (SENA©) é um tratamento não invasivo criado para complementar e potencializar as terapias fonoaudiológicas dos transtornos de aprendizagem, linguagem, da atenção e concentração. Também aumenta o rendimento em atividades relacionadas com a interpretação do som como o aprendizado de outras línguas e as habilidades musicais. Essa estimulação permite melhorar nossa capacidade auditiva de perceber, receber e processar a informação e assim entender e compreender a fala de forma natural e sem esforço. Também melhora a capacidade atencional auditiva, memória e concentração que são habilidades fundamentais para o desenvolvimento e aprimoramento da aprendizagem, seja ela em âmbito escolar ou profissional.

SOCIALLY SAVVY

Manual utilizado para promover o desenvolvimento de habilidades sociais essenciais e avanços acadêmicos. Ajuda a decompor áreas amplas do funcionamento social em habilidades concretas.

Speech-EZ®

O Programa Speech-EZ® Apraxia utiliza estratégias multissensoriais que incorporam dados visuais, auditivos, proprioceptivos, gestuais e táteis para ensinar à criança as sequências de movimento corretas para a fala. Esta abordagem multissensorial aborda vários níveis de controle motor da fala, em particular: processos de preparação e execução motora. (fonte: https://speech-ez.com/apraxia-clinic.html)

TAAC

o treinamento auditivo acusticamente controlado (TAAC) consiste em um conjunto de estratégias utilizadas para habilitar ou reabilitar a percepção auditiva, a qual auxilia nos processamentos linguístico e fonêmico necessários para a compreensão da fala e maximiza os efeitos da plasticidade do sistema nervoso auditivo central

VB-MAPP

Avaliação e Colocação de Marcos do Comportamento Verbal: É um sistema de avaliação e rastreamento de habilidades para avaliar o idioma, o aprendizado e as habilidades sociais de crianças com autismo ou outros transtornos do desenvolvimento.

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